Skip to content Skip to footer

O que são Linguagens de Programação

Pensando nisso, escrevemos o seguinte artigo para tratar esse assunto com mais detalhes.

  • Ainda assim, o código Assembly necessitava ser traduzido para a linguagem de máquina.
  • A linguagem Swift vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de TI.
  • Fazem tudo o que mandamos, não reclamam, não se importam de trabalhar até tarde da noite, não cobram hora extra nem tiram férias.
  • Você pode abrí-los em qualquer editor de texto e até fazer pequenas modificações para ir aprendnedo como eles funcionam.
  • Ao invés de gerar um binário diferente para cada plataforma, é gerado um binário que pode ser executado em qualquer plataforma, dentro de uma máquina virtual.

Em 1998, os programadores israelenses Zeev Suraski e Andi Gutmans reescreveram o PHP, oferecendo novas funções e características capazes de torná-la uma linguagem de programação. PHP é uma linguagem de programação de livre distribuição, utilizada em todo o mundo para criação de sistemas web dinâmicos. Grosseiramente, dizemos que o que é executado na interface do usuário é considerado client-side (lado do cliente), como o que aparece na sua tela (imagens, textos, cores, etc etc). Resumindo, linguagens de programação existem para ser o canal de comunicação de um programador com o hardware (máquina).

O que “diabos” é um algoritmo? Uma tecnologia extraterrestre…?

No caso do Java a máquina virtual que executa os programas é chamada de Java Virtual Machine. Muitas páginas Web utilizam applets Java, por isso a maioria das pessoas acaba instalando o suporte a Java. Hoje em dia, além do Java da Sun temos versões alternativas, como o Blackdown e o Kofee, que possuem conjuntos de recursos variados, mas são a princípio compatíveis com o código gerado para o Java da Sun. A idéia é criar aplicativos que possam ser escritos uma vez e executados em qualquer plataforma, reduzindo os custos de desenvolvimento. Apenas o software da máquina virtual é que precisa ser reescrita para cada plataforma, mas isso é problema dos desenvolvedores da linguagem, não do programador. O Java é uma https://www.vitrinedocariri.com.br/2024/04/22/estrategias-de-empresas-como-a-ciencia-de-dados-determina-o-planejamento-corporativo/ multiplataforma, com uma sintaxe até certo ponto parecida com o C++, porém com bibliotecas diferentes.

linguagem de programação

Durante o desenvolvimento, Stroustrup implementou diversas melhorias à linguagem C, incluindo alguns recursos de orientação a objetos. A linguagem criada pelo cientista da computação recebia, inicialmente, o nome de “C com classes”. Na verdade quando você escreve um shell script você simplesmente usa funções de outros programas que estão instalados, por isso ele é tão simples se comparado às linguagens de programação “de verdade” que vimos acima. O shell script não é exatamente uma curso de desenvolvimento web, mas tem a vantagem de ser bem mais simples, o que permite desenvolver pequenos programas muito rapidamente, em questão de minutos. Embora seja uma linguagem complicada, o Assembly ainda é muito utilizado no desenvolvimento de sistemas que atuam de forma mais próxima ao hardware, como drivers de dispositivos, firmwares e microcontroladores. Perl é uma linguagem de programação criada e mantida pelo programador americano Larry Wall.

Assembly

Para facilitar as coisas, começaram a ser desenvolvidas as linguagens de programação, que diferem na sintaxe e recursos, mas tem um ponto em comum, que é a existência de um compilador. Explicando de forma mais elaborada, linguagens de programação “tradicionais”, como o C e o C++ utilizam um compilador diferente para cada plataforma ou sistema operacional em que o programa irá rodar. Resumindo, linguagens de programação são padrões de codificação binária, com sintaxe e semânticas específicas. Graças a esses conjuntos de códigos e recursos, é possível criar programas e sistemas para resolver os mais diversos problemas do cotidiano. Quando programamos em uma linguagem de programação de alto nível primeiramente criamos um arquivo de texto comum contendo a lógica do programa, ou seja, é onde falamos ao computador como deve ser feito o que queremos. Este arquivo de texto é chamado de código-fonte, cada palavra de ordem dentro do código-fonte é chamada de instrução.

O compilador transforma o código escrito em assembly em linguagem de máquina, que finalmente poderá ser entendida pelo processador. Ele poderia ser escrito em qualquer linguagem, mas a lógica seria a mesma. De acordo com os recursos oferecidos pela linguagem escolhida ele poderia ter uma interface simples em modo texto, uma interface gráfica mais trabalhada, aparecer no meio de uma pagina web e assim por diante. O Objective-C hoje pertence à Apple, sendo utilizada no desenvolvimento de aplicações para o sistema iOS.

Ruby

A ideia de Wall era criar uma linguagem que, acima de tudo, fosse prática e proporcionasse mais liberdade ao desenvolvedor. Atualmente, devido a constante evolução da linguagem, a tecnologia pode ser utilizada inclusive no lado server-side e aplicações mobile. Desta forma, tornando-se uma das linguagens mais versáteis existentes.

  • Este arquivo de texto é chamado de código-fonte, cada palavra de ordem dentro do código-fonte é chamada de instrução.
  • Uma das principais características da linguagem Python é a legibilidade do código.
  • O C++ mantém os recursos do C original, mas traz muitos recursos novos, como recursos orientados a objetos, sendo também bem mais fácil de utilizar.
  • Com a expansão da internet, a linguagem foi conquistando espaço e sendo utilizada para executar aplicações nos browsers.

Leave a comment

0.0/5